Análise de Projeto
GESTÃO ESTRETÉGICA DE PESSOAS
ERICK NOGUEIRA DA SILVA
SÃO PAULO, NOVEMBRO DE 2013
ATIVIDADE 2.
PROJETO ANALISADO: A sequência do projeto analisado está bem definida caso o tempo total de obra esteja correto (6 meses). Pois quando iniciamos uma obra, é primordial saber exatamente quanto tempo os trabalhos vão durar e, consequentemente, quando vão acabar. Por isso é importante planejar com detalhes os serviços que serão executados, e planejarmos a duração do serviços de atividade por atividade. Eu realizaria mudanças nesse projeto, com o grande número de etapas citadas neste cronograma, fica complexo o cálculo exato de tempo de cada etapa, e posteriormente no momento da obra fica difícil rastrear eficientemente a performance do projeto e o andamento da obra. Acredito que se realizassem o projeto de forma menos ampla facilitaria a estimativa de tempo e a fiscalização do andamento dos serviços. O cronograma deveria ser descrito tendo como atividades:
Fase Inicial: no qual se incluiria dentro desta etapa serviços preliminares, demolição e movimentação de terra.
Fundação/Estrutura.
Acabamento: no qual se incluiria dentro desta etapa alvenaria, revestimento, pavimentação, esquadrias, pintura.
Instalações: no qual se incluiria dentro desta etapa as instalações elétricas, sanitárias, de combate a incêndio e hidráulicas.
Cobertura.
Essa programação organizada permite que o construtor compre ou contrate materiais, mão de obra e equipamentos na hora certa. Se ele fizer isso depois do momento ideal, a obra atrasa. Se fizer antes do tempo, pode perder materiais no estoque ou pagar mão de obra e equipamentos que acabam ficando parados, sem trabalho.
O etapa de acabamento é o período crítico do projeto pois iniciará em fevereiro e terminará apenas no último mês de obra, junho. Um possível plano B, seria verificarmos a possibilidade de outras atividades que fazem parte do acabamento, iniciarem com um mês de