Análise de Procedimentos de Controlo Interno
DE
CONTROLO INTERNO
EMPRESA HOSPITAL
1 – ÂMBITO DO TRABALHO
Procedemos à análise do sistema de controlo interno em vigor no Hospital na área de
Aprovisionamento, Contabilidade e Facturação.
O levantamento do citado sistema de controlo, assim como a indicação dos potenciais riscos ou deficiências de controlo, resultam da análise dos procedimentos adoptados, independentemente das pessoas que actualmente ocupam os cargos ou executam as tarefas. Chamamos a atenção para o facto de que o nosso trabalho não foi planeado para determinar a adequação do controlo interno para fins de gestão e economicidade.
Salientamos que o nosso trabalho foi efectuado durante um período em que verificaram algumas alterações internas que afectaram a estrutura organizacional e correlativos procedimentos normais. Desta forma, no presente relatório, poderão ser relatados factos que não correspondem exactamente aqueles verificados actualmente.
1
2 – TRABALHO DESENVOLVIDO
O levantamento foi efectuado com recurso a entrevistas aos responsáveis das diversas áreas, assim como aos executantes das operações e tarefas.
Posteriormente, procedemos a verificações de conformidade que consistiram na observação directa das técnicas de controlo em funcionamento, na análise de diversas transacções previamente seleccionadas, assim como na verificação das existências de
“evidência” quanto ao efectivo funcionamento das técnicas.
Fazemos notar ainda que a despeito da excelente colaboração prestada por todos os funcionários, teremos de admitir eventuais inexactidões nas respostas obtidas aos inquéritos, o que, tecnicamente, não nos permite assegurar que tenham sido detectados todos os riscos e imperfeições do sistema de controlo interno.
2
3 – APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
a) Em resultado da sistematização do trabalho desenvolvido, optámos por considerar neste relatório preliminar apenas o fluxo de aprovisionamento de uma forma global. b) Para