Análise de perigos e pontos críticos de controle
Biomembranas
São as estruturas que delimitam todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Elas estabelecem a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
Estrutura das membranas
São estruturas dinâmicas, Fluidas E suas moléculas são capazes de mover-se no plano da membrana É composta basicamente por uma dupla camada de lipídicas fluidas e contínuas onde estão inseridas moléculas protéicas, receptores específicos modelo mosaico fluido.
Estrutura das membranas
Poros ou canais Zonas de difusão facilitada Receptores Operadores
Estrutura das membranas
Composição química
A composição química das membranas biológicas se dividem em: Lipídeos Proteínas Carboidratos
1
05/09/2011
Composição química
Lipídeos: são anfipáticos formam espontaneamente bicamada. Estão presentes na forma de fosfolipídios. Cabeça hidrofílica: voltada para o meio extracelular e para o citoplasma. Cauda hidrofóbica: voltada para o interior da membrana
Composição química
Os ácidos graxos definem a fluidez da membrana, sendo assim diferenciados em saturados e insaturados. Saturados: São mais viscosos e menos fluidos. Insaturados: São menos viscosos e mais fluidos.
Composição química
Proteínas: Integrais ou intrínsecas: Moléculas anfipáticas transmembranas ligadas covalentemente aos lipídeos; ligadas externamente aos lipídeos por ligações covalentes.
Composição química
Proteínas Periféricas ou extrínsecas: Proteínas ligadas a outras proteínas por ligações não-covalentes. São extraídas com facilidade da bicamada com soluções salinas, são consideradas mais fracas.
2
05/09/2011
Composição química
Proteínas presentes na membrana plasmática:
Transportadoras; Enzimas. de ligação; Receptores de superfície;
• Carboidratos:
Porção de carbohidratos dos glicolipídeos e glicoproteínas, constituindo o glicocálix.
•
Glicocálix: Moléculas de