Análise de obras
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: História da Arte IV
Análise de Obras
Aluna: Karen Aicardi Panachão
Turma: 4BAQ
Prof.ª: Maria Paula Palhares
NEOCLASSICISMO
O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.
A pintura neoclássica é uma pintura descritiva de forte realismo, onde o traço linear assume maior importância que a aplicação da cor (ao contrário da expressividade pictórica do Romantismo). As cenas vivem da composição formal, são harmoniosas, os elementos possuem contornos bem definidos e são dispostos em planos ortogonais equilibrados. De um modo geral as figuras assumem uma postura rígida, onde a luz artificial direccionada (em foco) ajuda à criação de um ambiente teatral, resultando numa imagem sólida e monumental. Esta frieza, conseguida pelo artificialismo da composição, distancia o observador, tornando a pintura numa imagem simbólica.
O Juramento dos Horácios, por Jacques-Louis David, 1784, óleo sobre tela, Louvre, Paris.
Nesta obra de temática inspirada na história da Roma Antiga, os valores estéticos da Antiguidade servem de veículo condutor a uma mensagem atual: cidadãos (homens livres) agarram em armas, ou seja, toma em suas mãos o poder sobre o futuro da nação.
A república romana estava em guerra, e a disputa devia ser resolvida por um combate mortal entre três irmãos romanos, os Horácios, e os três irmãos inimigos, os Curiácios. Jacques-Louis David, uma das figuras centrais do Neoclassicismo, mostra o momento dramático em que os Horácios juram diante do pai sua lealdade ao Estado, afirmando que estão prontos a