Análise de Mídia TOP Fm e Nativa FM
Após uma análise de acordo com os critérios do trabalho, constatamos que as rádios Nativa FM e TOP FM tem linhas artísticas de transmissão muito semelhantes.
Durante a transmissão, é notável que há um relacionamento mais próximo entre locutor e os ouvintes, com programas que incentivam esse relacionamento, como por exemplo, na Nativa FM com o programa “Paquera Nativa”. Nele, o locutor lê mensagens de amor dos ouvintes, conversa diretamente com eles de forma descontraída. Já na TOP FM esse relacionamento é visto durante toda a programação e não apenas em um programa específico, com intervenções diretas de ouvintes durante as transmissões.
Um outro ponto em comum entre as duas rádios são as suas promoções diretamente nas ruas. Ambas incentivam que os ouvintes se locomovam até o ambiente onde eles montam uma “blitz”, distribuindo prêmios como camisetas, bonés e adesivos para os ouvintes que passem pela blitz ouvindo a rádio, e geralmente com alguma frase que o locutor menciona durante a programação, para validar a promoção.
As músicas selecionadas para a programação tem forte influência de seus ouvintes, uma vez que as rádios abrem seus telefones, e-mails e sites para que o espectador peça sua música diversas vezes durante o dia. Durante a programação das duas rádios, os locutores reforçam a mensagem para que os ouvintes participem e peçam as músicas que querem ouvir. Uma vez que a música é muito pedida, ela entra na programação da rádio e a frequência com que é tocada aumenta. Tanto na Nativa quanto na Top, há um programa que reúne “as mais pedidas”, sendo eles o “Estação Sucesso” da Nativa e o “TOP 10” da rádio TOP FM.
A rádio Nativa e a Rádio TOP Fm, segundo a pesquisa IBOPE na Grande São Paulo tem uma quantidade de ouvintes parecidas, a Nativa em primeiro lugar em audiência com 198 mil e a Top em quarto com 128 mil ouvintes.
Logo, consideramos que as duas concorrem diretamente tanto por ouvintes quanto por