Análise de mercado - resumo
3.1. INTRODUÇÃO:
A analise do mercado é o ponto de partida para a elaboração de um projeto. É a partir de seu estudo que são obtidos os elementos:
*Provável escassez de demanda futura, através da comparação da demanda e da oferta, que fornece elementos para que seja determinada a escala de produção do projeto,
*Localização do investimento (região geográfica onde o produto poderá ser comercializado),
*Preço de venda, custo, e estoques nos canais de comercialização.
As analises de mercado tem uma importância crescente para as empresas brasileiras, pois oferecem maior facilidade de comunicação e maior interdependência que caracteriza a economia mundial.
O desenvolvimento traz o rápido crescimento para o mercado de muitos produtos, o ingresso de novos produtos e a obsolescência de outros. A modificação da economia acelerou-se com a abertura para o exterior, provocando com isto, maior exigência de preços e qualidade para os produtos a serem exportados.
O dinamismo da economia e seu potencial têm atraído às empresas multinacionais, que procuram cultivar as oportunidades existentes no mercado. As empresas nacionais acabam sendo surpreendidas por esta agitação, representada pelas empresas estrangeiras que estão mais capitalizadas e estruturadas.
Estes fatores fazem a analise de mercado um dos pontos decisivos de qualquer projeto de investimento.
Neste trabalho será desenvolvido um estudo da análise de mercado para projetos, promovendo a compreensão de demanda, oferta, preço e ciclo de vida do produto.
3.2. DEMANDA E OFERTA
3.2.1. Demanda
A chamada Lei da Demanda é a quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar, em um dado intervalo de tempo, tendem a variar inversamente com o preço do bem, quando todas as demais condições permanecem constantes.
Esta quantidade demandada se se refere a demanda efetiva, que é a quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar a determinado preço. A lei da demanda