ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Sendo a História o estudo das ações do homem no tempo e espaço, tem como objetivo entender o passado (homem) por meio do resgate dos aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos de um determinado povo ou região, em uma determinada espaço-temporalidade, para o entendimento do processo de desenvolvimento e desta forma, para que possamos compreender o presente e o papel que desempenhamos na nossa sociedade.
Então o estudo do tema “a queda do Império Romano” ou “o Baixo Império é um tema de grande importância, principalmente por que assim como os mais diversos acontecimentos que compõem a história da humanidade, transmitem seu reflexo numa próspera (futura) sociedade ou civilização.
Como diz o ditado: "Tutte le Strade Portano a Roma" (Zanazzo, op. cit., 165), O autor italiano explica que em decorrência das grandes proporções e extensão a que chegou o domínio do Império Romano, atualmente e principalmente as civilizações ocidentais herdam daquela civilização influências em todas as áreas quer sejam sociais, políticas, econômicas, culturais, jurídicas entre outras, o que caracteriza e define a necessidade e importância do seu estudo.
Contudo, dentro dessa importância, viemos abordar em análise a um livro didático, sobre este tema, utilizado atualmente em instituições de ensino na nossa sociedade, e seus aspectos e relevâncias, assim como a abordagem utilizada para a construção do conhecimento pelo autor da obra.
2 DESENVOLVIMENTO
Após uma leitura e análise do livro didático do Projeto Radix (raiz do conhecimento), História – 6º Ano, do autor Cláudio Vicentino, adotado no PNDL de 2011 a 2013 nas escolas públicas de Brasília, livro no qual o autor trabalha numa linguagem clara acerca do tema “A Queda do Império