Análise de livro- “cinco minutos”, josé de alencar
José Martiniano de Alencar nasceu em 1829, no Ceará. Formado em Direito, participou ativamente da vida da política nacional. Além da vida política, dedicou – se com entusiasmo à literatura e ao jornalismo, Escreveu crônicas, criticas literária, peças teatrais, mas se destacou como autor importante do Romantismo brasileiro. Suas principais obras podem ser assim esquematizadas:
• Romance social ou urbano: Cinco Minutos, A viuvinha, Lucíola, Diva, A Pata da Gazela, Sonhos d’ouro, Senhora, Encarnação.
• Romance regionalista: O Gaúcho, O tronco do Ipê, Til, O Sertanejo.
• Romance Indianista: Ubirajara, Iracema, O Guarani Alencar destaca-se por ter defendido uma identidade nacional na língua literária, em vez de seguir um estilo lusitano. É reconhecido pelo número de obras e principalmente pelo estilo espontâneo em um contexto histórico e cultural. Considerado o mais importante escritor do Romantismo brasileiro, ele quem consegue expressar o perfeito retrato da cultura brasileira, explorando novas vertentes da produção literária, criando e abrindo caminhos para criação de uma literatura brasileira original, ampla e de boa qualidade. E por isso foi o autor que mais se aproximou do objetivo da escola romântica, mesclando a idealização e o sonho com um realismo sutil, valorizando os elementos naturais da cultura do Brasil e o índio com figura de herói nacional. Suas obras foram capazes de inspirar nos burgueses o gosto pela leitura nacional e também, de inspirar diversos autores e seguir caminhos por ele traçados, concretizando assim