Roteiro Literário - Cinco Minutos (José de Alencar)
1º Seminário Literário
->Vida de José de Alencar
José Martiniano de Alencar nasceu no Ceará, em 1829, de lá saiu para a Corte aos dez anos. No Rio de Janeiro, concluiu seus estudos secundários, transferindo-se para São Paulo, onde cursou a Faculdade de Direito.
José de Alencar é considerado o consolidador da prosa nacional, sendo o nosso primeiro grande romancista. Sua obra, composta de vinte e um romances, é o retrato de sua postura ideológica: grande proprietário rural, conservador, monarquista e escravocrata, revela suas posições políticas por meio de um exagerado nacionalismo. .
Quando, em 1856, Alencar publica seu primeiro romance, Cinco Minutos, já havia um público leitor brasileiro ávido por ficção. No entanto, tais obras eram, basicamente, traduzidas do francês, não constituindo, pois, um retrato de nosso povo. O escritor percebe, portanto, que poderia fazer um grande serviço à então incipiente cultura nacional ao publicar histórias que refletissem a psicologia e a sociedade pátrias, que captassem a nossa sensibilidade artística, que moldassem a nossa percepção do real por meio de informações sobre a natureza, a história, a sociedade, a cultura e os mitos do Brasil.
O enredo das obras alencarianas são quase didáticas, também buscam o entretenimento do leitor. E aí reside o valor de sua ficção: nela há tudo, desde o exercício etnográfico até a análise social e psicológica, entremeados de peripécias, heróis, heroínas e vilões. Sem perder a visão de conjunto de sua narrativa, José de Alencar afirma a supremacia da ficção sobre a chatice de detalhes históricos e geográficos. Ao apresentar personagens e situações quase inverossímeis, permite ao leitor um momento de puro lazer, para devolvê-lo pacificado a um final em que tudo se explica convenientemente por meio da imaginação. O escritor cearense recria o mito do bom selvagem de Rousseau em nosso indígena. Defensor da associação entre o nativo e o europeu colonizador, observou,