Análise de Investimentos e Carteiras
As ações selecionadas para a realização deste trabalho foram a Aracruz, a Perdigão, a Petrobrás, a Vale do Rio Doce e a Votorantim, utilizando os dados do período de 05/01/1999 até 30/12/2003.
1) Para cada ação e para o Ibovespa foi calculado o retorno diário médio, desvio-padrão e variância do retorno diário, covariância e correlação com Ibovespa, beta de cada ação com o Ibovespa (considerando o período de janeiro/1999 a dezembro/2003), conforme tabela a seguir:
a) Retorno Médio
De acordo com o Gitman, retorno é o ganho ou perda total sofrida por um investimento em certo período. O autor também afirma que ao calcular as médias de retornos históricos em períodos longos é possível eliminar o impacto do risco de mercado e de outros tipos de risco.
Após os cálculos dos retornos das ações, podemos afirmar que todas as ações ocasionaram um retorno para o investidor, sendo que a ação da empresa Votorantim apresenta o maior retorno. Em ordem decrescente, temos em seguida as ações da empresa Aracruz, Vale do Rio Doce, Petrobrás e por último a empresa Perdigão.
Se compararmos estas ações com o índice IBOVESPA, podemos observar que todas as ações individualmente têm um retorno médio maior.
b) Desvio-padrão
Segundo Gitman, o risco é a possibilidade de perda financeira. Os ativos considerados mais arriscados são os que oferecem maiores possibilidades de perda financeira.
O risco de um investimento é normalmente medido pelo seu desvio-padrão.
Em relação aos riscos das ações, observamos que a ação da Aracruz apresenta um maior risco, em seguida, em ordem decrescente, temos a Votorantim, a Vale do Rio Doce, a Perdigão e a Petrobrás. Todas apresentam um risco maior que o IBOVESPA, devido ao fato de o IBOVESPA ser formado por algumas ações da Bolsa de Valores, o que diversifica a carteira e diminui o risco.
c) Risco e retorno
No entanto, a tomada de decisão de compra ou venda de uma ação deve ser embasada na relação de