Análise de investimento
Tema: Ponto de equilíbrio
Grupo:
Michelle Mendes
_________________________
_________________________
_________________________
Introdução
A análise do ponto de equilíbrio que às vezes é chamada de análise de relação custo-volume-lucro é importante para empresa porque possibilita determinar o nível de operações que precisa manter para cobrir todos os custos operacionais, avaliar a lucratividade associada a vários níveis de vendas.
Auxilia também na tomada de decisão podendo a empresa alterar o planejamento afim de corrigir erros de demandas ou metas que não foram atingidas.
LAJIR
Trata-se do Lucro antes do imposto de renda que também é chamado de lucro operacional e nas demonstrações de resultados é usado como ponto central na definição de alavancagem operacional e financeira.
Ponto de equilíbrio operacional
Alavancagem operacional: Trata-se da receita de vendas menos custos fixos variáveis menos custos variáveis operacionais ( LAJIR ).
Classificando o esquema acima, o custo das mercadoria vendidas e as despesas operacionais da empresa podem ser agrupadas em custos fixos e variáveis.
Abordagem algébrica: X = volume de venda em unidades P = preço de venda por unidade F = custo operacional fixo no período V = custo operacional variável por unidade
Podemos então montar a equação abaixo para definir o ponto de equilíbrio operacional da empresa onde todos os custos fixos e variáveis são cobertos, isto ocorre quando o LAJIR iguala-se a zero.
X = F ÷ P – V
O ponto de equilíbrio representa o nível de vendas em que a empresa opera sem lucro ou prejuízo. Ou seja, o número de unidades vendidas no ponto de equilíbrio é o suficiente para a empresa pagar seus custos fixos e variáveis sem gerar lucro.
Representação gráfica do ponto de equilíbrio
Figura 01: Representação gráfica do Ponto de Equilíbrio. Fonte: Wernke (2001) adaptada.
Tendo como parâmetro o gráfico acima, o autor Leone (2000,