ANÁLISE DE FALHAS EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
A prevenção de danos potenciais (falhas) em equipamentos, está associada à uma série de fatores que vão desde as especificações de projeto, até questões relacionadas com a manutenção dos equipamentos.
A monitoração eficaz durante a vida operativa dos motores de combustão interna ou de quaisquer outros equipamentos, através de uma minuciosa análise dos sintomas, identificando as suas possíveis causas e corrigindo-as à tempo antes da ocorrência de falhas potenciais, é a melhor forma de se reduzir ou evitar o tempo de parada dos mesmos bem como o risco de falha dos seus componentes.
Todo motor como qualquer outro equipamento sofre envelhecimento com o tempo e com o uso, chegando a apresentar falhas. As tabelas, abaixo apresentam respectivamente distribuições estatísticas de mecanismos de falha, observados em motores de combustão interna (ciclos Diesel e Otto) e seus componentes, onde primeiramente se manifestam esses efeitos. Nestas mesmas Tabelas também se encontram as distribuições de custos totais referentes às reparações dos mecanismos de falhas e dos componentes, onde se manifestaram as falhas, ao longo da vida do motor.
Distribuição dos principais mecanismos e falha e seus custos totais de reparação em motores de combustão interna
Distribuição dos principais componentes de motores de combustão interna e seus custos totais de reparação, sujeitos a eventuais falhas.
A vida útil de um motor não pode ser expressa, nem relacionada, com a quilometragem apresentada pelo veículo em que este motor está instalado. À medida que se aproxima do seu limite de vida útil, no entanto, pode-se notar o aparecimento de alguns sintomas indicativos da necessidade de uma manutenção mais profunda. Estes sintomas não aparecem de repente, mas de uma forma lenta e gradual.
Dentre eles, podemos citar como os principais:
• Redução de potência do motor.
A perda de potência pode não estar relacionada com