ANÁLISE DE DISCURSO
ANÁLISE DE DISCURSO: CONCEITO E UTILIZAÇÃO
A Análise de Discurso que pretendemos está fundamentada, de acordo com Maingueneau (2000) e Orlandi (2005). Segundo Maingueneau:
O Discurso é uma unidade lingüística constituído de frases.Além de seu caráter de unidade lingüística, o discurso forma uma unidade de comunicação associada a condições de produção determinadas, ou seja, depende de um gênero de discurso determinado: debate televisonado, artigo de jornal, romances etc.
(MAINGUENEAU, Dominique. Termos chave da Análise do Discurso. Belo Horizonte: UFMG, 2006.)
O estudo das várias maneiras de significar deu origem a analise de discurso.
Discurso = etimologicamente dá ideia de curso, percurso, correr por.
A análise de discurso consiste em uma forma linguística onde se desconstrói uma situação de comunicação para descobrir intenções, ideologias, sentidos e relações, ou seja, não trabalha como a língua de uma forma abstrata mas com a língua no mundo, suas várias maneiras de significar, considerando a produção de sentido como parte da vida, como sujeito ou parte da sociedade.
Aborda o confronto do político com o simbólico, pois traz a historicidade para linguagem ao mesmo tempo em que interroga a transparência da linguagem que as Ciências Sociais se assentam. Aborda ainda a relação língua-ideologia: não há discurso sem sujeito e não há sujeito sem ideologia. O indivíduo é interpelado em sujeito pela ideologia – eis a maneira pela qual a língua faz sentido.
A Análise de Discurso não é transparente: ela procura atravessar o texto para encontrar seu sentido (ou um dos sentidos possíveis) do outro lado. Para isso, utiliza-se de conceitos de 03 pilares ideológicos básicos:
1) Linguística: a linguagem não é um ente transparente, pois possui um objeto próprio (língua), que possui uma ordem própria.
2) Marxismo (mais especificamente pelo materialismo histórico): há um real na história de tal forma que o homem FAZ essa história, embora esta