Análise de Desempenho Economico
O mercado brasileiro de seguros vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Analisando-se dados da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG, 2009), percebe-se que, em um período de doze anos (1995 à 2007), o setor apresentou uma taxa de crescimento em termos de arrecadação de, aproximadamente, 430%. Tendo em vista o desenvolvimento desse mercado no Brasil, percebe-se a necessidade de os gestores desse setor realizarem uma análise de desempenho econômico-financeiro eficaz, para que as empresas possam aperfeiçoar continuamente seus modelos gerenciais e manter sua competitividade.
O estudo desse artigo teve como objetivo geral analisar o desempenho de seguradoras brasileiras no período entre 2000 e 2006.
Observa-se que o objetivo específico tem importância de analisar o desempenho econômico-financeiro da empresa do setor de seguro brasileiro. Após o cálculo dos indicadores com base nos dados das demonstrações financeiras de seguradoras disponíveis do sitio eletrônico da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Apresentar uma classificação de seguradoras de diferentes portes, identificar se existe diferença entre desempenho das maiores e menores seguradoras.
Quais os indicadores mais adequados para a análise do desempenho econômico-financeiro de seguradoras? Há diferença significativa entre o desempenho dos maiores e menores seguradoras?
A pesquisa descrita neste artigo caracteriza-se como um estudo formal e de natureza descritiva e quantitativa realizada a partir de dados referentes ao período entre 2000 e 2006. No tocante à obtenção dos dados, foram utilizadas as demonstrações financeiras das empresas de seguros (balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício), disponível no sitio eletrônico da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Além disso, pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses e dissertações, análises estatística e