análise de demonstrações contábeis - Indicadores
A análise das demonstrações financeiras consiste em verificar a situação econômicafinanceira da empresa a partir das informações disponibilizadas pela contabilidade.
Tal análise se faz de acordo com o interesse do usuário da informação contábil e financeira. Do ponto de vista da empresa, os usuários dividem-se em dois grupos:
Os usuários internos são os responsáveis pela gestão da empresa, ou seja são os executivos intimamente relacionados com o processo decisório da organização.
Os usuários externos são os prestadores de serviços, os bancos, os clientes, os concorrentes, etc.
Basicamente, trata-se de instruir o processo decisório com informações sobre a saúde financeira, a estrutura de captação de recursos, a rentabilidade e o desempenho operacional da empresa.
Principais interessados na análise
Sócios/acionistas: extraem da análise das demonstrações financeiras os dados necessários para acompanhar o poder de solvência e a lucratividade da empresa, além de comparar o desempenho global com o de exercícios anteriores.
Fornecedores: pelo fato de negociarem o fornecimento de mercadorias e serviços, precisam tomar conhecimento da estrutura patrimonial de seus clientes, a fim de viabilizar seus créditos com maior segurança, fundamentalmente por meio da análise de liquidez.
Instituições financeiras: necessitam conhecer a estrutura patrimonial da empresa, para obter maior segurança nas operações de financiamento, além de desconto de duplicatas e outras operações financeiras.
Clientes: necessitam conhecer a situação econômica-financeira de seus fornecedores para garantir o fornecimento dos bens e serviços adquiridos, bem como os prazos a serem cumpridos.
Demonstrações e relatórios da análise
Balanço patrimonial (BP);
Demonstração do resultado do exercício (DRE);
Demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL);
Demonstração das origens e aplicações dos recursos (DOAR);
Notas explicativas: