Análise de Curva DSC e TG/DTG
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: MÉTODOS INST. APLIC. A ANÁLISE DE MEDICAMENTOS
TURNO: DIURNO
ANÁLISE DE CURVA DSC E TG/DTA
NATAL
2014
1. Introdução
A Termogravimetria (TG) é a técnica utilizada para medir as variações de massa de uma amostra durante o aquecimento (ou resfriamento) ou quando mantida a uma temperatura específica. Os principais itens medidos nesta técnica incluem: evaporação, sublimação, decomposição, oxidação, redução e adsorção e dessorção de gás.
A medida destas variações é realizada por uma termobalança. Normalmente estas termobalanças são classificadas em três categorias segundo a forma de acondicionamento da amostra.
As diversas curvas obtidas podem ser classificadas em vários tipos conforme ilustrado abaixo:
Curva tipo (i): É característico de uma amostra que não apresenta variações de massa no ciclo térmico aplicado.
Curva tipo (ii): A rápida perda inicial de massa é em muitos casos associada à perda de umidade da amostra ou à dessorção de gases.
Curva tipo (iii): Representa a decomposição de uma amostra em um único estágio.
Curva tipo (iv) e (v): Apresentam estágios múltiplos de decomposição. Entretanto nas curvas de tipo (iv) pode-se determinar as temperaturas limite de estabilidade dos reagentes. Curvas do tipo (v) tendem a apresentar um comportamento mais próximo do tipo (iv) quando a amostra é submetida a menores velocidades de aquecimento (resfriamento).
Curva tipo (vi): Curva típica de ganho de massa. Como por exemplo: oxidação de metais.
Curva tipo (vii): Curva muito difícil de ser observada. Um exemplo é a oxidação de prata e posterior decomposição, a altas temperaturas, do óxido formado.
Para que a curva termogravimétrica possa ser interpretada de forma mais eficiente é comum se utilizar a derivada em função do tempo desta curva, que é