Análise de conto
Letras Português/Literatura – 1º semestre/2014
Atividade: Seminário de contos e autores
Um dia de espera
Ernest Hemingway
“Um dia de espera” é um conto filiado à Teoria Geral da Narrativa, enquadrando-se nos princípios básicos de sucessão de acontecimentos, interesse humano e unidade de uma mesma ação.
O conto apresenta uma proposição temática resumida, com economia de estilo de narrativa descritiva representando um estado, qualificando uma situação casual.
Aspectos formais:
Tema: Trata-se de um conto envolvendo um garoto de nove anos, com febre, recebendo atendimento dedicado do pai. A temperatura, considerada supostamente elevada pelo menino, poderia causar sua morte. Por isso, permaneceu na cama aguardando a sua hora. No entanto, a situação não passou de um equívoco, devido à utilização de termômetro não convencional, que registrou febre de 102 graus.
Espaço: Físico – ambiente interno: casa de dois andares, com predominância de acontecimentos no quarto do menino; externo: lugar frio, com gelo nas redondezas; indicações de local fora de área urbana.
Enredo: Linear, apresentando sequência de fatos e ações, com início, meio, fim e epílogo. Transparente, criado com base no que se conhece, sem complexidade para entendimento da narrativa. A referência é o real. É formado de episódios dentro e fora de casa, com ações independentes.
Ambientação: Franca - o narrador fornece os elementos.
Verossimilhança: interna e externa.
Características: Personagens, espaço, tempo e ação com narrativa marcante em diálogos, nos quais o narrador participa e também dá voz ao protagonista. Também há projeção subjetiva, que se revela no estado de angústia do garoto.
Tempo: em sequência cronológica.
Foco narrativo e Narrador: O pai. Homodiegético; Eu como Testemunha; Visão de fora; 1ª pessoa. O narrador acompanha detalhes dos acontecimentos.
Narratário: Não tem. A narrativa é dirigida ao leitor implícito.