Análise de circuitos resistivos
GRADUAÇÃO ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA
ANÁLISE DE CIRCUITOS RESISTIVOS
E
GERADOR DE FUNÇÕES
6° Semestre
São Carlos – 08/2011
INTRODUÇÂO
Nestes experimentos iremos realizar a análise de 2 circuitos resistivos e para isto teremos que aprender algumas definições importantes para que possamos entender perfeitamente os experimentos: * Tensão elétrica: É a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt (V). * Corrente elétrica: É o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Sua unidade de medida é o ampere (A). * Resistência elétrica: É a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Sua unidade de medida é o ohm (Ω).
No 1º iremos realizar a medição de tensão, corrente e resistência e coletar os dados, no 2º experimento vamos utilizar o gerador de funções e aplicar sinais com diferentes freqüências no circuito e através do osciloscópio observaremos o comportamento do mesmo.
1. OBJETIVOS
1º Realizar a medição de tensão, corrente e resistência elétrica; 2º Observar o comportamento de diferentes sinais de freqüência no osciloscópio.
2. MATERIAL
Para realizar o experimento foram utilizados os seguintes materiais:
- Protoboard;
- Fonte de tensão contínua regulável;
- Gerador de funções;
- Multimetro;
- Osciloscópio;
- Resistores elétricos de 100Ω,1KΩ, 4K7Ω e 10 KΩ. 3. MÉTODOS E PROCEDIMENTOS
No 1º experimento iremos realizar a medição de resistência elétrica dos resistores R1 e R2 de nosso circuito (Ver figura 1). Para cada resistor efetuaremos a medição 5 vezes para obtermos a média e o erro médio, para os cálculos utilizaremos as seguintes formulas:
Média = ∑medidas/numero de medidas
Erro médio = (medida máxima – medida mínima)/2
Realizada as medições obtemos a seguinte tabela: Medida | R1(Ω) | R2(KΩ) | 1 | 989 |