Aprendendo Multisim
Os componentes básicos que constituem os circuitos elétricos e eletrônicos são os resistores, capacitores e indutores. Para entender os circuitos mais complexos, é necessário entender primeiro como se comportam estes componentes básicos quando associados de diferentes formas.
Esta apostila tem como objetivo explicar as bases fundamentais, para a analise de circuitos mais complexos com o decorrer do curso. O uso do software livre de simulação, LTSpice, serve para auxiliar neste estudo e visualização do comportamento dos circuitos.
1. Circuitos Puramente Resistivos
1.1. Divisor de Tensão e Corrente
As técnicas de divisor de tensão e divisor de corrente servem para simplificar a análise de alguns circuitos, tornando mais fácil a obtenção dos valores de tensão e corrente, necessários para a compreensão do funcionamento do circuito.
1.1.1. Divisor de tensão – Circuito Resistivo – Série
A regra do divisor de tensão serve para determinar a tensão existente sobre cada componente resistivo do circuito. Esta regra se aplica a componentes resistivos conectados em série. Na Figura , encontra-se um exemplo de divisor de tensão.
Figura – Circuito Puramente Resistivo Série – divisor de tensão.
Equacionamento
A queda de tensão sobre cada resistor é dada pela seguinte equação: Onde n é o número do resistor, sendo n= 1, 2, 3, ... , j. A tensão VRn é a tensão sobre o resistor “n” e a corrente “i” é a mesma para todos os resistores.
A corrente total do circuito é dada pela seguinte equação:
A equação genérica para calcular a tensão em cada um dos resistores é:
Como pode ser visto acima, o valor de tensão em cada resistor pode ser calculado por um divisor de tensão. Se houver apenas dois resistores, a expressão é simplificada.
Para calcular a tensão no resistor 1:
Para calcular a tensão no resistor 2:
Cálculos
Exemplo: Cálculo das tensões sobre cada resistência do circuito da Figura 1.