Análise de anos fiscais da walt disney
The Walt Disney Company
Análise dos quatro anos fiscais –
2008, 2009, 2010, 2011
Introdução
“Todos os nossos sonhos podem vir a ser verdadeiros, se tivermos a coragem de segui-los”, professou Walt Disney que, com o seu irmão, teve a ousadia de enveredar por caminhos diferentes, criando a companhia que hoje, com quase noventa anos de existência, ainda faz miúdos e graúdos sonhar e acreditar que tudo se pode tornar realidade.
The Walt Disney Company é considerada um dos maiores grupos económicos a nível mundial, cujo volume de negócios abarca os media, os famosos parques temáticos e resorts, os estúdios de produções cinematográficas e teatrais, uma gama de produtos de consumo, sobretudo merchandising, e os media interativos, com plataformas online.
É deste grande conglomerado económico que trata o presente trabalho. Analisámos de uma perspetiva financeira os relatórios de contas relativos aos quatro últimos anos fiscais -2008, 2009, 2010 e 2011 – de onde retirámos dados em bruto, calculando apenas as percentagens dos volumes de negócios correspondentes a cada setor para concluir acerca da forma como estes se têm desenvolvido.
Ao longo do trabalho, debruçámo-nos sobretudo na situação da companhia Disney no último ano fiscal, 2011, por refletir o estado mais atual da empresa. Referimo-nos aos anos anteriores quando considerámos ser relevante por se verificarem condições diferentes ou consideradas excecionais. O limite de páginas imposto impediu a inclusão dos gráficos e tabelas no corpo do trabalho, sendo que estes se encontram na secção anexos.
Todas as análises foram realizadas com base nos relatórios de contas disponíveis no website da companhia. Pretendemos demonstrar a forma como o grupo Disney tem evoluído nos seus vários setores, salientando, ainda que de uma forma superficial, as suas estratégias de negócio. Consideramos que a análise de todos os setores é indispensável dado que a Disney, muito mais do que um grupo mediático,