Análise das teses de abril quanto ao tipo de dominação
Análise das teses de abril quanto ao tipo de dominação
Alunas: Esther e Rebekah
Série: 2º ano
Uberlândia- MG
Contexto:
No início do século XX, a Rússia era ainda governada pelo modelo czarista que foi um sistema político que imperou de 1547 até 1917. Agiam politicamente em função da grandeza imperial e da ampliação de seu poder como déspotas (aquele que governa de forma completamente autoritária). A economia Russa era predominantemente agrícola, no país a grande massa era camponesa e vivia em condições semifeudais. Além disso, mantinham-se no país a monarquia absolutista, a união entre o Estado e a Igreja ortodoxa e os privilégios da nobreza.
Enquanto a Bélgica, Inglaterra, França, Alemanha e outros países Europeus passavam por um processo de desenvolvimento urbano-industrial, onde evoluíam para regimes constitucional-parlamentares e realizavam enormes avanços técnico-científico, a Rússia permanecia em atraso econômico, porém, nos últimos anos do século XlX, a Rússia foi tomada por um acelerado processo de industrialização financiado por capitais estrangeiros, o que deu início à consolidação do processo de exploração industrial. Surgiram indústrias concentradas em cidades como São Petersburgo e Moscou que aglomeravam grande quantidade de operários, a maioria recebia baixos salários, porque predominava uma mão de obra barata, viviam em péssimas condições e eram submetidos a enormes jornadas de trabalho.
Na Rússia não havia liberdade de opinião nem direitos democráticos, por ser controlado por uma monarquia absolutista, apesar disso foram criados partidos políticos de oposição. O Principal partido criado foi o POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo) que tinha como inspiração as ideias de Marx. Deste partido surgiram duas correntes antagônicas, sendo estas: os bolcheviques e os mencheviques. Os bolcheviques argumentavam que para tirar a Rússia do atraso histórico, era necessária uma revolução imediata, sob a liderança da