Análise das ações: Banco do Brasil e Petrobrás
BRUNA MARCIELI PEREIRA
ANÁLISE DAS AÇÕES
BANCO DO BRASIL E PETROBRÁS
Florianópolis
2012
1. ANALISE ESTRUTURAL
1.1. BANCODO BRASIL
Ação do Banco do Brasil foi selecionada pelo fato de ser do maior banco público do país e por estar na lista das ações mais negociadas da bolsa de valores, chamada de “Blueship”. Há também outro fator determinante na escolha desta ação, é pelo fato desse setor estar recebendo incentivos do governo, o que deve gerar maior crescimento para esta empresa.
1.2. PETROBRÁS
Esta foi
2. ANÁLISE MACROECONÔMICA
2.1. TAXA DE JUROS
O juro é um valor cobrado pelo empréstimo de dinheiro. A taxa de juros serve como referência para uma economia.
“Existe um consenso entre os analistas de que a taxa de juros é uma variável chave no comportamento bursátil, e isso por várias razões”. PINHEIRO, Juliano Lima. Mercados de Capitais: Fundamentos e técnicos 5. ed . - São Paulo: Atlas, 2009.
Comportamento este que se refere à operação em bolsa de valores.
“A taxa de juros tem um papel estratégico nas decisões dos mais variados agentes econômicos, afetando diretamente os custos financeiros das empresas e as expectativas de investimentos da economia”. PINHEIRO, Juliano Lima. Mercados de Capitais: Fundamentos e técnicos 5. ed . - São Paulo: Atlas, 2009.
2.1.1. Selic
O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), é a taxa de juros que mais influencia no mercado financeiro brasileiro.
Conforme o Banco Central do Brasil, a Selic é apurada mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com