fichamento
Título específico: Direção
Referência: Moraes, Anna Maris Pereira de. Introdução á Administração: Funções do Administrador/Direção, São Paulo 2004.
Resumo indicativo: Com base no livro Introdução á Administração, capitulo 7, veremos a seguir umas das principais funções do administrador assim como algumas atividades de direção.
(p. 237á 239) Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio de uma adequada comunicação, da habilidade de liderança e da motivação.
A função de direção compreende um campo de estudos interdisciplinares referentes a atitudes, comportamentos e desempenhos.
À medida que as empresas crescem, seus objetivos iniciais (que podem confundir-se com os objetivos de seus fundadores) passam por modificações, ficando mais complexos.
Antigamente, eram considerados participantes das empresas apenas seus proprietários, administradores e funcionários, ou seja, aqueles que atuavam internamente. Hoje são considerados participantes ou parceiros da empresa, todos os funcionários, fornecedores, consumidores ou usuários, entre outros.
Para dirigir os subordinados, o administrador — em qualquer nível hierárquico em que este já situado — deve comunicar, liderar e motivar, à medida que a situação requeira. Enquanto o planejamento, a organização e o controle são funções impessoais, a direção constitui um processo interpessoal, por meio do qual o administrador influencia o comportamento de seus subordinados.
Para a excelência no desempenho da função de direção, Roberto Coda', professor da Universidade de São Paulo (USP), baseado em um trabalho do psicólogo alemão Erich Fromm a respeito de características de personalidade, mapeou quatro perfis de administradores no exercício da função de direção: mediador, analítico, receptivo e empreendedor.
(p.240á 242) Poder é o potencial para exercer influência. A autoridade é o poder