Análise da Água
Propriedades Físicoquímicas da Água da Universidade Federal do ABC
Ana Carolina D. Lima, Carla Eloisa Ramos, Fabiana Behrendt Pereira, Fernanda Ruas M.
Teles, Mayara P. De A. Santos, Thais S. Eiras
Professor: Dra. Fernanda D. da Silva, CCNH
São Bernardo do Campo
Resumo
A água é de fundamental importância para todos os seres vivos, seja como componente bioquímico dos organismos ou como meio de vida de várias espécies vegetais e animais. Devido ao seu valor vital, a água consumida deve ser bem tratada e, quando possível, filtrada e fervida antes da ingestão. E para analisar a qualidade da água da torneira da Universidade Federal do ABC, focamos em algumas de suas propriedades tais como: dureza, pH, determinação de coliformes fecais, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido na amostra. Os experimentos permitiram concluir que a água da torneira da UFABC é considerada potável na maioria dos aspectos, com exceção do O2 consumido e da condutividade elétrica.
INTRODUÇÃO
É inquestionável o valor da água para a sobrevivência de grande parte dos seres vivos. Por isso é necessário que ela esteja em condições adequadas para sua utilização.
Até chegar ao consumo humano, a água percorre um longo caminho, podendo sofrer efeitos de poluição e contaminação, tornando-se meio de transporte de inúmeros tipos de agentes infecciosos.
Considerando a importância da água para a vida, foram criadas as estações de tratamento de água. Nessas estações a água é captada de rios e represas e passa por um conjunto de etapas para que essa fique em condições adequadas de consumo [1][3][4].
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho foi avaliar a potabilidade da água da torneira da
Universidade Federal do ABC, com a qual milhares de alunos têm contato todos os dias através da medida dos parâmetros
como o pH, a condutividade elétrica, a dureza, o oxigênio consumido e presença de coliformes fecais.