Análise da c
A concorrência trata-se da disputa entre produtores de um mesmo bem ou prestadores de um determinado serviço que buscam atender um mesmo público-alvo, muitas vezes compartilhando a mesma distribuição geográfica, isto é, atuando em uma mesma localização.
E é fácil perceber que, em qualquer tipo de negócio, estudar a concorrência é importante, uma vez que se o seu negócio não se destaca dos demais poderá terminar sufocado, dividindo uma fatia menor do mercado, devido às pressões e tempo de atuação exercidos pelos demais.
Forma-se assim um “jogo” com poucas regras em que o objetivo final é a conquista de mercado e todos os concorrentes são jogadores participantes. Neste jogo, há quatro variáveis que podem determinar o sucesso ou fracasso de uma estratégia: * Preço; * Qualidade do produto; * Disponibilidade nos pontos de venda; * Imagem do produto junto aos consumidores.
E a fim de encontrar o ponto ideal que o seu negócio deve alcançar a fim de tornar-se um sucesso, nada melhor do que uma análise dos concorrentes, o que poderá levá-lo a identificar uma possível segmentação do público-alvo que não é bem servida atuamente, ou quais as características mais falhas nos concorrentes que os consumidores almejam encontrar resolvidas em um provável novo empreendimento.
Vale salientar que o grupo de empresas em que uma análise de concorrência se concentra depende da área de atuação e do prazo, isto é, enquanto que a curto e médio prazo somente empresas que já atuam naquela área possam ser consideradas concorrentes, a longo prazo, caso esta seja uma área rentável, empresas de outras áreas podem encontrar uma oportunidade e iniciar suas atividades também neste nicho.
Identificando o tipo de concorrência
O primeiro passo a ser tratado é identificar o tipo de concorrência bem como as empresas concorrentes de seu negócio. Quando falamos de tipo de concorrência estamos nos referindo a quão restrita ou ampla será