Análise da toshiba
A Palavra SWOT é a conjugação das iniciais das palavras Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
Podemos agrupar estes factores em análise interna e análise externa. Assim, na análise interna temos as forças, principais pontos fortes da empresa e as fraquezas, que correspondem aos seus principais pontos fracos. Na análise externa apontamos as oportunidades e ameaças que surgem à empresa.
Iremos proceder à análise SWOT da empresa Toshiba.
A Toshiba é uma entidade com mais de 100 anos que se tem vindo a afirmar e reinventar ao longo dos tempos.
Em 1875 Hisashige Tanaka estabeleceu Tanaka Seizo-sho como primeiro fabricante de equipamentos telegráficos, no Japão. A empresa prosperou por mais de 60 anos como uma entidade independente.
Em 1890, Hakunetsu-sha & Co., Ltd, foi fundada. Foi nas duas instalações, no Japão, que se deu a fabricação das primeiras lâmpadas eléctricas incandescentes.
Então, em 1939, dá-se a fusão destas duas empresas, formando assim a Tokyo Shibaura Denki. Possuiam agora o título de fabricante de produtos eléctricos. A reputação da empresa estabeleceu-se rapidamente e logo se tornou conhecido simplesmente como Toshiba, tornando-se oficial com a mudança de nome efectiva dada em 1978.
Ao longo da longa vida da empresa, houve muitas invenções importantes que lhe garantiu um lugar na história, tais como: 1967 - primeiro leitor automático de códigos 1970 - primeiro videofone a cores 1986 - primeiro laptop 1995 – desenvolvimento do DVD com disco óptico de alta densidade
Ao contrário de muitas empresas que ficaram para trás por não conseguirem acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico que se deu ao longo dos anos, a Toshiba conseguiu permanecer sempre na primeira linha do mesmo.
Assim, com um