Análise da prestação de contas da caixa econômica federal exercício de 2009
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
POLO SENHOR DO BONFIM – BA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA – CONTABILIDADE GERAL
ALUNOS:
ADMILSON DA SILVA SANTOS
CAIO MARCELO DA SILVA PASSOS
JOSÉ RENATO DA SILVA
WELLINGTON JEAN FERREIRA DE SANTANA
WILLIAM JOSE FERREIRA DE SANTANA
YON LEITE
Análise da Prestação de contas da Caixa Econômica Federal
Exercício de 2009
DEZEMBRO DE 2010
INTRODUÇÃO
Através de seus relatórios, a Contabilidade, enquanto Ciência exata, permite ao usuário identificar a estrutura patrimonial de qualquer empresa, por obter inúmeras informações importantes e necessárias, enquanto os relatórios emitidos pela empresa permitem ao publico avaliar a situação em que ela se encontra. Verificando a qualidade da gestão aplicada na mesma fica evidenciada a importância da informação e do conhecimento de usuários das empresas e organizações que naturalmente necessitam de serviços contábeis. Para tanto, é de fundamental importância que este mesmo usuário dos serviços contábeis e os proprietários e dirigentes de empresas ou organizações passem a utilizar a informação contábil nas decisões do dia a dia.
Não por acaso, a Contabilidade está vinculada às mudanças sociais que ocorrem ao longo dos anos, mudanças que exigem nova postura na divulgação das informações geradas, visando suprir os anseios de informações requeridas pelos seus usuários. Para (IUDÍCIBUS, 1995, p. 21), “não resta dúvida que o cumprimento da missão da Contabilidade tornou-se mais difícil de ser alcançado, já que cada usuário deseja um conjunto específico de informações que possam suprir seu modelo decisório”.
Historicamente, o desenvolvimento contábil veio para responder às necessidades empresariais. Nunca é demasiado ressaltar que a contabilidade originou-se como um sistema de informação que tinha o proprietário do patrimônio como seu único usuário. Nesse contexto apresentaremos a