Análise da obra literária de jorge amado. 1. título da obra: são jorge do ilhéus
1. Título da obra: São Jorge do Ilhéus 2. O título apropriado de uma obra é a expressão sintética do tema a ser discutido e deve, se possível, ser sugestivo, atraente. O título escolhido pelo autor tem essas propriedades? Explique sua resposta.
Sim. O autor narra a existência de Ilhéus e região desde os seus primórdios, época de desbravamentos e lutas sangrentas, até a internacionalização que transformou a antiga localidade de São Jorge dos Ilhéus na cidade do dinheiro e dos cabarés, das promessas de bons negócios e dos acordos suspeitos. Jorge Amado traz para o centro de sua narrativa as mais diferentes classes sociais de São Jorge do Ilhéus e relata os aspectos socioeconômicos que envolveram no inicio do século XX a economia cacaueira no sul da Bahia. 3. Referência bibliográfica da obra: AMADO, Jorge. São Jorge dos Ilhéus. Companhia das Letras, São Paulo, 2010. 4. Compreensão global da obra: Em São Jorge dos Ilhéus, Jorge Amado mostra como se deu a posse da terra no Sul da Bahia, onde as férteis fazendas produtoras de cacau, antes propriedade dos Coronéis, passaram para as mãos dos exportadores estrangeiros que não se contentavam com os lucros e queriam ser donos da terra para melhor controlar o mercado e consolidar o seu poder.
5. Explique como o tema principal interfere na vida da(s) personagem(ns) principal(is)?
Jorge Amado entrelaça os destinos de uma dúzia de personagens das mais variadas extrações, descrevendo de modo envolvente seus dramas e suas comédias, seus sonhos, traições, vinganças. Aos poucos, toda a economia da região é lançada numa roda-viva em que trabalhadores rurais, proprietários de terras e operários se tornam peças de um jogo de risco.
6. Argumentos: (retirar ideias do autor que sustentam a obra; colocar entre aspas; identificar capítulo, página e parágrafo). 1. “Chegou o tempo, seu Martins, do americano pagar o que a gente pedir. O preço