Análise da escola contemporânea brasileira
A escola brasileira contemporânea enfrenta uma série de problemas que se não fosse a leviandade pela qual são tratados já poderiam ter sido resolvidos ou se pautariam de uma forma diferente.
O Professor Antônio Nóvoa em seu texto “Desafios do trabalho do professor no mundo Contemporâneo” explica bem essa posição da mídia que passa tanta certeza na abordagem do assunto. Quando se trata de política, por exemplo, levam especialistas, mas quando falam de educação dizem coisas sem sentido. Então, o autor propõe três dilemas sobre a educação.
O primeiro dilema é “ Escola centrada no aluno ou na aprendizagem” Antônio Nóvoa expõe que a escola deve ser pautada na aprendizagem, porém, o professor tem que instruir o aluno a pensar e muitas vezes o aluno chega na escola desestruturado e precisa do apoio do professor para fugir da vida do crime, como no caso de Douglas, retratado no documentário “ Pro Dia Nascer Feliz” que os professores não quiseram reprovar, mesmo estando abaixo da média, para que não comprometesse seu pequeno progresso.
O segundo dilema é analisar a “Escola como comunidade ou sociedade”, onde ele propõe que a escola deve ser baseada na socialização. A escola deve ser baseada na sociedade, pois não vivemos em comunidade. Partindo desse pressuposto, perguntamos: - Será que as escolas particulares não são comunitárias? Neste sentido precisaríamos de escola públicas de qualidade onde o rico e o pobre conviveriam num espaço igual, utópico para nossa realidade social, mas partiria de um princípio de sociedade igualitária.
E o terceiro e último dilema é “Escola como serviço ou instituição” o autor aborda que a escola não é para servir mas para instruir. Quando uma pessoa é instruída ela tem autonomia no espaço social mas quando é servida, ela se tornará dependente.