Análise Crítica do Documentário "The Corporation"
1º Publicidade e Propaganda – Manhã
O “The Corporation” é um documentário que aprofunda a análise do poder das grandes empresas. O filme cita do nascimento ao predomínio de suas atividades no mundo atual. O maior objetivo da empresa é adquirir o maior lucro possível. Eles não se preocupam com o bem-estar da população, muito menos com o ambiente, pois isso diminuiria os lucros.
Com frequência interferem no interesse do grupo na política, cultura e economia. Influenciam dentro de quase todos os países.
O governo se ilude muito ao imaginar que o lucro ganhado a partir da produção ficará em seus territórios, pois tudo é levado de volta ao país de origem. E tudo compensado pelo banco central através das exportações, pois tudo volta em dólares.
O filme mostra facilmente e claramente que as corporações informam à sociedade que estão sempre criando produtos que melhoram a vida das pessoas, mas é tudo mentira.
O marketing feito pelas grandes empresas manipula a sociedade. O golpe é tornar a marca muito conhecida e que façam com que vire “o melhor produto”, “a melhor opção”.
As grandes marcas que foram mostradas no documentário trabalham de forma estratégica. Mas para isso usam mão-de-obra barata e até trabalho infantil. Elas obtêm lucros extremos devido à grande produção e salários mínimos.
As corporações também estragam o meio ambiente, pois além de jogar lixo tóxico e a grande poluição, elas devolvem os produtos para a natureza em forma de objetos industriais.
O que ficou bem claro foi que as corporações não ligam para os danos que fazem na sociedade. Pois enquanto eles estiverem obtendo lucro a curto prazo, o de longo prazo não os interessa e eles fazem questão de deixar este problema para as gerações futuras resolverem.
Por outro lado, as grandes corporações são muito importantes para a sociedade. Elas produzem produtos úteis para o cotidiano da população, mas é preciso que a população perceba se