MONografia
The Corporation é um documentário canadense de 2003, dirigido e produzido Mark Achbar e Jennifer Abbott, baseado em roteiro adaptado por Joel Bakan de seu livro (The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power, com versão em português: A Corporação: a busca patológica por lucro e poder).
2. Apresentação da obra
O filme descreve o surgimento das grandes corporações como pessoas jurídicas, e discute do ponto de vista psicológico que, em sendo pessoas, que tipos de pessoas seriam.
3. Descrição da estrutura
O filme tem aproximadamente duas horas e meia de duração idioma inglês e legendas em português, distribuidora Imagem Filmes, gênero documentário.
Ficha técnica
Estúdio: Big Pictures Media Corporation
Distribuidora: Zeitgeist Films / Imagem Filmes
Direção: Jennifer Abbott, Mark Achbar
Roteiro: Joel Bakan e Harold Crooks
Produção: Mark Achbar e Bart Simpson
Música: Leonard J. Paul
Fotografia: Mark Achbar, Rolf Cutts, Jeff Koffman e Kirk Tougas
Direção de arte: Henry Faber
Edição: Jennifer Abbott
Fonte: http://sociusnonsense.wordpress.com/tag/mark-achbar/
4. Descrição do conteúdo
O filme expressa um conteúdo bastante discutido no tempo contemporâneo de hoje, sobre empresas industrializadas em países subdesenvolvidos e a grande exploração da mão-de-obra. As corporações tinham decisões claras, e baixos salários e que às vezes isto não era possível, transferiam para outros países para usufruir da mão-de-obra barata ate essa mão-de-obra ficar inviável para ela, e assim sucessivamente, às vezes utilizavam ate de mão-de-obra infantil pelo seu baixo custo.
Empresas causando problemas ambientais, sociais, querendo melhorar sua imagem, no mercado esquecendo a natureza e o bioma, que esta muito decadente devido a isso.
O governo é muito omisso, não criando leis que, possa punir as empresas os sócios e demais envolvidos. O Estado é responsável para resolver os problemas, mais na verdade ele não esta