Análise crítica do capitalismo
De onde vem o capitalismo? Como surgiu? O que buscava?
O capitalismo é um sistema socio-econômico que surgiu durante as revoluções dos séculos XVIII e XIX na França e Inglaterra, e de lá se espalhou pelo mundo junto com os ideais da Revolução Francesa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Mas será que esses ideais foram cumpridos? Que mudanças o capitalismo trouxe?
É claro que o capitalismo dos séculos XVIII e XIX sofreu alterações até chegar ao capitalismo moderno, mas para se entender o mundo em que vivemos é necessário procurar as raízes em que a sociedade está estruturada.
O capitalismo nada mais é que o sistema burguês de produção, a elevação de uma classe social que nem sempre esteve no poder.
Dos servos da Idade Média surge o Burguês – grande senhor dos meios de produção – responsável direto pela mudança do feudalismo para o capitalismo.
Insatisfeito com a estrutura feudal, em que o senhor das terras comandava o sistema socio-econômico, os burgueses promovem a revolução e com ela buscam assumir o poder.
Mas junto com a vitória vem a mudança. Além da burguesia surge outra classe, o proletariado.
Os proletários são os trabalhadores assalariados e os burgueses os grandes industriais, em cujas mãos fica acumulado grande parte do capital. Qual relação existe entre essas duas classes tão distintas?
Nos dias atuais é praticamente impossível encontrar alguém contra os príncipios capitalistas. Então como seria possível explicar a sociedade em que vivemos?
A sociedade capitalista é movida pela constante busca por dinheiro (capital), este “lucro” se acumula nas mãos de menos de 7% da população, criando assim um abismo colossal entre as classes. De um lado os muito ricos, do outro os muito pobres.
A luta de classes não é uma novidade do século XXI e sim uma luta que se arrasta por inúmeras gerações. Uma classe tentando suprimir outra, escravizá-la, torná-la apenas uma peça de um tabuleiro comandado pelos poderosos. E por