Tipos de estruturas de armazenamento
As caixas devem ser colocadas em cima de um estrado de madeira, para que não entrem em contato com a umidade do solo. O lado que contém as especificações deve ficar virado para fora, para facilitar na hora de manusear o revestimento.
Flow-rack
Esta estrutura é utilizada para o armazeamento de cargas leves (caixas). Neste sistema o produto é colocado num plano inclinado com trilhos e este desliza até à outra extremidade do trilho.
Estantes
É o tipo de estrutura que se utiliza para o armazenamento de produtos com pequeno volume e peso, não paletizados e com armazenamento manual.
Porta paletes
Os porta paletes são estruturas em aço que otimizam verticalmente a armazenagem de diversos produtos. As estruturas dos porta paletes são dimensionadas de acordo com a capacidade de carga que irão suportar. Os porta paletes podem receber paletes, prateleiras de aço ou madeira.
Mezanino
É usado para a duplicação de uma determinada área, dividindo-se o espaço verticalmente com a colocação de pisos intermediários. Como sistema de armazenagem é utilizado para cargas a granel das quais são exemplo as caixas soltas.
Push-back
Sistema de armazenamento por acumulação que permite armazenar até quatro pallets em profundidade a cada nível. Todos os pallets de um mesmo nível, com exceção da última, se assentam sobre um conjunto de carros que se deslocam, por empurro, sobre os carros de rodagem.Ideal para armazenagem de produtos de média rotação, com dois ou mais pallets por referência (sistema LIFO, último pallet que entra, primeiro que sai).
Auto-portante
Estruturas auto-portantes são construções, em que são fixados o telhado e as paredes. Podem chegar a 40 m de altura e sua operação é inteiramente automática. A construção tipo silo apresenta o menor tempo de construção e oferece interessantes possibilidades de depreciação contábil. As estruturas auto-portantes são utilizadas para a armazenagem de grandes quantidades de um artigo