Análise construcionista
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
ELISANGELA GUIMARÃES
UMA ANÁLISE CONSTRUCIONISTA
SANTOS
2011
ELISANGELA GUIMARÃES
UMA ANÁLISE CONSTRUCIONISTA
SANTOS
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 MÉTODOS 4
2 TÉCNICAS 6
2.1 Ética do Desvelo 6
2.2 Intervenção Familiar Breve 7
2.3 Dupla de Terapeutas 8
2.4 Equipe Reflexiva 8
2.5 Sessões Gravadas 9
2.6 Ampliar Narrativas 9
3 RESULTADOS 11
CONCLUSÃO 12
ANEXO 13
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade conhecer o enfoque sistêmico afim de aprofundar o conhecimento construcionista social utilizado em terapias familiares por meio de um estudo de caso escolhido.
É elaborado uma análise baseando-se nas técnicas e teorias aprendidas em sala de aula afim de colocar em prática os conteúdos abosvidos ao longo deste semestre.
O estudo construcionista basea-se no empoderamento do paciente por meio do sistema familiar, do ambiente e do meio social ao qual a familia esta inserida. O papel do terapeuta é muito importante no processo de ressignificação da história de vida trazida pelos participantes.
1 MÉTODOS
Neste trabalho a terapia de casais é fundamentada em um abordagem sistêmica orientada por um enfoque construcionista social.
A proposta de intervenção utilizada neste trabalho consiste em uma escuta dos casais, para que com o auxílio da terapia, posso se reconhecer recursos que serão utilizados como ferramentas para a reconstrução de significados dentro da relação e com isso a criação de um contexto de mudança.
A intervenção será realizada em uma abordagem construcionista social, cujo a perspectiva epistemológica norteia o fazer dos psicoterapeutas, não se trata de uma técnica em si , mas sim uma forma de nortear o fazer dos