Análise comparativa das publicidades nívea e l'oreal
Índíce
1. Introdução
2. História L’oreal e Nívea
3. Definições
4. Corpus de análise
5. Metodologias utilizadas
6. Objectivo Geral e hipóteses
7. Análise estratégica e criativa das campanhas
8. Verificação das Hipóteses
1. Relação entre Componente Estratégica com a Componente Criativa de cada Campanha
8.2. Análise Interna e Evolutiva das Marcas
8.3. Comparação estratégica e criativa entre as marcas
8.4 . Veracidade das Hipóteses
9. Tendências e Futuro da Publicidade
9.1 Tendências de Media no Mercado em Análise
10. Conclusão
11. Netgrafia
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Publicidade do 2º semestre do curso de Gestão de Marketing do Instituto Português de Administração de Marketing de Matosinhos, leccionada respectivamente pela docente Dr.ª Ana Paula da Fonseca Cruz.
A realização deste trabalho tem como base a análise estratégica e criativa de campanhas publicitárias de duas marcas muito conhecidas por todos nós – L’Oreal e Nivea.
2. HISTÓRIA L’OREAL E NIVEA
L’Oreal:
• Empresa multinacional francesa de cosméticos com sede em Clichy. Sendo esta fundada por Eugène Schueller, é especializada em produtos para cabelos (shampoos e colorações), perfumes, protectores solares e produtos dermatológicos.
É representada actualmente em 130 países, sendo líder global em cosméticos. Possui também 290 subsidiárias, 42 fábricas e mais de 67 mil funcionários de 100 nacionalidades diferentes.
Nívea:
• Começou com a descoberta revolucionária do Eucerite, o primeiro agente emoliente que possibilitou criar, pela primeira vez, uma emulsão estável desse tipo, tendo sido o criador e descobridor o Dr. Oskar Troplowitz em 1900, na farmácia de manipulação de Beiersdorf (esta fundada em 1882 e situada em Hamburgo na Alemanha).
A Nívea sendo uma marca pioneira,