Análise cinematografica de uma cena em Batman - Cavaleiro das Trevas
Trabalho Audiovisual
Elisa Zanatta Silva
DRE: 113145438
Análise cinematográfica
Filme: Batman - O Cavaleiro das Trevas
Diretor: Christopher Nolan
Cena: A partir de 2:00:00
Há diversos planos simultâneos a partir desta parte do filme.
Enquanto Batman tenta lutar contra o Coringa, dois grupos de pessoas em dois barcos diferentes tentam resolver a situação em que estão: cada um segura um ativador de bomba do outro barco. Em outro plano, Gordon, o chefe de polícia, tenta salvar sua família, sequestrada por um novo inimigo (antes seu amigo).
Os três planos são intercalados com cenas curtas, começando a mostrar pelo ambiente e pela situação, para que o telespectador possa entender o que se passa (já que são cenas rápidas e com ação), e cada vez vão ficando mais tensas.
Para dar mais intensidade nas cenas, a câmera dá um close no rosto de quem fala, tendo cortes mudando de rosto das pessoas que estão tendo o diálogo. Outro close importante é quando o clímax atinge quase seu máximo, quando supostamente algum dos barcos deveria explodir com os reféns dentro; há um close no Coringa, pois a expectativa é alta, e logo ele se decepciona, quando nenhum dos barcos explode - indo contra seu plano.
Há uma panorâmica interessante durante um diálogo entre Batman e Coringa, no qual o vilão tenta atacar Batman psicologicamente, ele está pendurado pelo pé, e a câmera gira em torno de seu próprio eixo, mudando o ângulo de visão do espectador do Coringa. E há cortes entre o rosto do Batman e o rosto do Coringa.
Batman descobre a respeito da família de Gordon, e vai em seu encontro, transformando esses dois planos em apenas um.
Enquanto Batman está a caminho, há diversos cortes entre o diálogo de Harvey (o vilão) e Gordon, que tenta salvar seu filho, e também quando Harvey aponta a arma para a criança, a câmera mostra, em cortes rápidos, os rostos da mãe, de Gordon e do vilão com a criança.
Em alguns instantes,