Análise casa de bonecas
Casa de Bonecas
Este trabalho tem o intuito de analisar dramáticamente o texto de Henrik Ibsen,
Casa de Bonecas.
NOTA INTRODUTÓRIA
A obra dramaturga “A Casa de Bonecas“, de Henrik Ibsen, passe-se na Noruega no final do Século XIX. A peça retrata em três atos as atitudes hipócritas e as convenções sociais comuns na referida época. O autor demonstra, em Nora, a transição do estigma de mulher submissa para o de mulher autossuficiente, traçando um paralelo com o início do movimento feminista ocorridos na mesma época. Baseado em uma historia real, Ibsen escreveu sobre o caso de uma amiga, Laura Kieler, que também sofreu pressão social.
FATORES AMBIENTAIS São todos os itens que ambientam em áreas diferentes o enredo da história, tais como, fatores biológicos, econômicos, sociais, etc * Localização geográfica: Noruega , Escandinávia * Data: Final do Séc. XIX , 1879, inverno, dezembro, 24 , 25 E 26, quarta feira, quinta feira e sexta feira. * Divisão de dias por atos e lapsos: Primeiro ato : Dia 24 – manha , quarta feira, véspera de natal Segundo Ato: Dia 25 - Tarde, quinta feira, dia de natal. Terceiro Ato: Dia 26 – madrugada, sexta feira, pós natal. * Ambientação econômica:
Durante o século XIX a Europa absorvia 80% das exportações e do lucro do comércio mundial. A Noruega era um dos países mais ricos do continente, e suas classes sociais se mantinham bem diferenciadas. O campesinato, maior classe social em número, foi particularmente ativo, pois pressionavam intensamente o parlamento, em busca de benefícios trabalhistas. Já a burguesia, elite norueguesa, era composta por uma gama de ricos e influentes, funcionários públicos. Iniciava-se também a segunda revolução industrial, baseada nos conceitos do capitalismo financeiro (Consistia no desenvolvimento da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Desenvolvimento do avião, a produção em massa