A importância do planejamento
Uma das principais funções administrativas, O Planejamento, o “P” do PODC ( Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), como função e fundamental para as organizações, e desta função que parte todas as ações previstas da organização, e a dela também que temos a oportunidade de fazer uma analise mais profunda do mercado e da própria organização. Outro ponto e a elaboração dos objetivos organizacionais.
As organizações nascem com propósitos as vezes não tão claros, nascem da vontade dos seus fundadores, que nem sempre estão comungadas com o mercado, e isto e que na maioria das vezes leva uma organização a uma morte prematura.
O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes estão ligados a visão desta organização, aos seus propósitos futuros. A elaboração dos objetivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise tanto do ambiente interno da empresa, quanto o ambiente externo, não adianta também planejar objetivos futuros que certamente não serão cumpridos, isto e sonho, sonhar e bom, mas ate mesmos os sonhos para se tornar realidadedevem estar atrelados a possibilidade verdadeiramente possíveis. Imaginar aonde vamos estar em um determinado tempo é um exercício interessante, pois por meio disto e que vamos construir possibilidades, e estas possibilidades é que são a tentativa de perpetuação, ou melhor, a tentativa de uma duração mais longa para a nossa empresa.
A grande maioria das organizações não faz um planejamento, e vão andando de acordo com o sabor do vento, isto e importante apenas para os velejadores amadores, pois os velejadores profissionais também planejam muito bem suas ações.
Para que possamos ser mais objetivos temos algumas dicas para o planejamento. 1) Fazer analise da sua organização, sua estrutura, seus recursos. 2) Fazer analise do mercado da organização inserida. Este ponto chamamos a atenção para o seguinte, as informações são fundamentais e é