Análise Apple
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – 4º PERÍODO
ANÁLISE DA IMAGEM
HANS PEDER BEHLING
GABRIELA ARGENTA GUISSO
TRICOTOMIAS DE PIERCE
ITAJAI,
2014
Análise da Imagem – Apple.
Contextualização: O símbolo da Apple é muitas vezes intrigante pelo fato de ser uma maçã mordida, remete à dois princípios, um deles é a maçã de Newton, aonde tornou-se um “marco” pelos primeiros estudos sobre a gravidade. E outro princípio seria o de Adão e Eva, a árvore de maçãs representava a sabedoria. Portanto, a logo representa conhecimento, sabedoria. Já a parte da mordida, significa a aquisição do conhecimento, logo se você adquire um produto Apple, você está adquirindo o conhecimento em tecnologia “ofertado” pela empresa.
Pelo lado religiosa, a mordida significa o pecado, logo, a sedução provoca pelos produtos e o desejo de tê-los . A logo hoje é muito simples e moderna, com traços sutis, o que representada a facilidade e a modernidade que o seu cliente está adquirindo, um sistema de última geração e simples de mexer. A logo é minimalista, monocromática, ela é versátil, pois faz combinação com diversos tipos de cores, hoje é uma logo glamourosa.
Veículo
(signo)
Primeiridade:
Signo em si
Secundidade:
Signo c/ objeto
Terceiridade:
Signo c/ interpretante
Primeiridade:
Quali-signo: Cores neutras, com leves reflexos. Linha fina, simplicidade. Cinza escuro com cinza claro, remete ao prata.
Ícone: Maçã com uma pequena mordida. Sombreamento nas bordas remetendo elegância.
Rema:Tecnologia, desejo, pecado, sedução, conhecimento, sabedoria.
Secundidade:
Sin-signo:
Logotipo
Ìndice: Ideia de Newton e Adão e Eva. O criador da logo teve referências para construção dela. Logo, há indícios de uma ideia e de que alguém a criou..
Discente: Maçã mordida formando um conceito.
Terceiridade:
Legi-signo: Produto de tecnologia, serviço, marketing.
Símbolo: Lembrança de histórias contadas durante o crescimento, maçã lembrando desejo e também sabedoria.
A