Antropometria
A antropometria refere-se ao tamanho e proporções do corpo humano. Tratam de medidas físicas corporais de várias populações para verificar o grau de adequação do ser humano aos instrumentos, máquinas, equipamentos, espaços, enfim, aos postos de trabalho.
A origem da antropometria remonta-se à Antiguidade, pois egípcios e gregos já observavam e estudavam diversas partes do corpo. O reconhecimento dos biótipos remonta-se aos tempos bíblicos e o nome de muitas unidades de medida, utilizadas hoje em dia são derivados de segmentos do corpo.1
A importância das medias ganhou foco na década de 40, pois a necessidade da produção em massa começou a ser muito visado, e devido o surgimento dos sistemas de trabalho complexos e repetitivos exigia um desempenho elevado dos seres humanos. E tudo isso dependia das dimensões antropométricas.
A antropometria divide-se em:
Somatometria: Consiste na avaliação das dimensões corporais do indivíduo;
Cefalometria: que se ocupa do estudo das medidas da cabeça do indivíduo;
Osteometria: Tem como finalidade o estudo dos ossos cranianos;
Pelvimetria: Ocupa-se das medidas pélvicas;
Odontometria: É a ciência que estuda e avalia o tamanho, o peso e as proporções do corpo humano, através de medidas de rápida e fácil realização, não necessitando de equipamentos sofisticados e de alto custo financeiro. Estas medidas têm sido utilizadas nas áreas que estudam a composição corporal: Educação Física, Ciência dos Esportes e Medicina Esportiva.
A avaliação antropométrica revela informações valiosas para a predicação e a estimação de vários componentes corporais de sedentários, atletas em fase de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento.]
¹ Ciro Romelio Rodriguez Añez (2001). Antropometria e ergonomia Revista Ergon, UFSC. Visitado em 12/06/2013.