Antropometria
Professora: Adriane Morais
Curso Técnico de Segurança do Trabalho
Antropometria nos Postos de Trabalho
Conceito
“Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento” (IIDA, 1991).
Histórico
No passado quase a totalidade das aplicações da ergonomia teve lugar no setor industrial e militar. As aplicações de caráter social foram secundárias como o desenho dos espaços interiores de uma casa, equipamentos sanitários e até o próprio tanque de lavar roupa. A associação entre o tamanho físico de uma pessoa é tão velha que surpreende a frequência com que este fato é negligenciado. Hoje em dia, não é rara a cena em que um indivíduo tem que se curvar todo para lavar pratos na pia.
Ao estatístico belga Quetelet é creditada a fundação da ciência e a invenção do próprio termo “antropometria” com a publicação em 1870 da sua obra Antropometrie que constitui a primeira pesquisa somatométrica em grande escala. No final do século XIX e início do século XX observou-se o desenvolvimento e a ampliação do interesse por estudos detalhados do homem vivo e as suas marcas no esqueleto. Muitos estudos sistemáticos das dimensões do corpo humano do final dos 1800 e início dos 1900 tinham propósitos relacionados com produtos comerciais, registros médicos ou seleção militar.
Antropometria
Uma das grandes aplicabilidades das medidas antropométricas na ergonomia é no dimensionamento do espaço de trabalho. IIDA (1991), define espaço de trabalho como sendo o espaço imaginário necessário para realizar os movimentos requeridos pelo trabalho.
No projeto de postos de trabalho, mobiliário, ferramentas, etc., é importante ter em mente as diferenças corporais dos vários usuários em potencial
Porém a maioria das ocupações da vida moderna desenvolve-se em espaços relativamente