Antropologia, ética e cultura
Nos movimentos de flexão/extensão o plano é o mediano, que divide o corpo do lado direito e esquerdo e nesse plano os eixo é o latero-lateral ou eixo X.
Nos movimentos de adução/abdução o plano é o frontal ou coronal, que divide o corpo em parte anterior e posterior. O eixo trabalhado é o antero posterior ou eixo
Z. E nos movimentos de rotação lateral/rotação medial o plano trabalhado é o transversal ou horizontal e o eixo longitudinal ou axial ou Y.
2) Como são classificadas as articulações, considerando os graus de liberdade de movimento? Explique e exemplifique.
As articulações são classificadas do ponto de vista funcional, temos as articulações anaxiais, que não possuem eixo de movimentos, possuem mobilidade reduzida, como, por exemplo, a sacroilíaca e as articulações intercárpicas; as monoaxiais, que se movimentam em torno de um eixo, quando permitirem flexão e extensão, como, por exemplo, o cotovelo e as interfalangeanas da mão; as biaxiais, que se movimentam em torno de dois eixos, um bom exemplo é a articulação carpome- tacarpiana do polegar; os movimentos que ocorrem nesse tipo articular são de flexão e extensão, de abdução e adução, como também de rotação, que ocorre pela combinação de movimentos; e as triaxiais, que realizam o movimento em torno de três eixos, temos como exemplos as articulações do ombro e do quadril; os movimentos que ocorrem nessas articulações são de flexão e extensão, de abdução e adução, de rotação medial e lateral, de abdução e adução horizontal e de circundução.
Essas classificações estão relacionadas à morfologia das articulações, ou seja, ao formato de sua superfície articular.
3) Defina: força de compressão, força de tração, força de cisalhamento, força de torção e força de flexão.