Antropologia, ètica e cultura
Características do ser humano
O ser Humano tem sido, desde sempre, um ser demasiado complexo para podermos definir, devido não só à enorme quantidade de características que este possui, mas também devido à variedade de espécies conhecidas até hoje (que são imensas) e que possuem bastantes semelhanças com o Homem. À primeira vista, aquilo que podemos definir de imediato no ser humano é que este é uma espécie animal, de primata bípede. Mas será isso suficiente para podermos definir o ser Humano? Sabemos que não. O ser Humano é isso e muito mais e seria bastante negligente pôr de parte a sua capacidade cognitiva, uma vez que foi essa capacidade que lhe permitiu sobreviver e se adaptar durante milhares de anos, sem se extinguir.
Mas estas não são as únicas características do ser Humano, ele não é só um Ser capaz de pensar, é também o único Ser à face da Terra capaz de imaginar, sonhar, reflectir, comunicar claramente, possuir uma consciência moral e ser capaz de agir por motivos contrários às suas necessidades. E apesar de se diferenciar de todos os outros Seres em algumas características ou necessidades , este possui uma característica que é comum em todos os seres: a procura em satisfazer todas as suas necessidades.
Essas necessidades parecem mais complexas à primeira vista que as dos restantes seres vivos, mas as suas bases acabam por ser as mesmas. Contudo, a sociedade desde o inicio do desenvolvimento humano que tenta impôr uma forma de contrariar esse desejo de satisfação, uma vez que numa sociedade estratificada iria causar instabilidade entre os diversos indivíduos na luta de satisfazer as suas necessidades.