Antropologia e ética
Os seres humanos necessitam entender que tudo no cosmos funciona como sistemas interdependentes, desde as maiores como as menores coisas do universo estão relacionadas e o ser humano deve sempre buscar o equilíbrio e tentar manter, mesmo às vezes atuando como parasita e outras devolvendo para a natureza, de alguma forma, o que pertencente a ela.
A ligação entre os três temas está na inter-relação entre homem, natureza e tecnologia, visto que a tecnologia serve como um instrumento para que o homem consiga superar a natureza, dominando e explorando. A evolução tecnológica tornou o ser humano um parasita da natureza, quebrando o equilíbrio, absorvendo todos os seus recursos para o seu ‘bem-estar’. O ser humano ignorou o fato que fazemos parte da natureza e não devemos continuar explorando sem limite.
Porém não podemos negar a importância dos avanços tecnológicos para a resolução de nossos problemas, como os de saúde; e econômicos. E devemos possuir o cuidado para que não afete o desenvolvimento social.
As novas tecnologias proporcionam hoje uma forma diferente de relacionamento, através das redes sociais, gerando relações simbióticas que são capazes de corroborar com ações coletivas, seja para benefícios individuais ou para suprir necessidade coletivas. E a tentativa de manter essa conexão também gera uma maneira diferente de relacionamento. É importante termos em mente que a necessidade de relacionar-se com outros indivíduos é inerente da natureza humana e essas relações estão sofrendo impacto direto das novas tecnologias informacionais, pois diminuem a distância e ampliam a facilidade de conectar-se a pessoas com interesses em comum.
A tentativa de controle que o homem deseja torna-se cada vez mais possível com os