Antropologia un 03
0,2 em 0,2 pontos Correta
Um dos maiores feitos da História foi o “encontro de culturas”. Tanto que há pensadores que comparam esse feito como o contato dos habitantes da Terra com uma vida inteligente extra-terrestre. Um dos principais personagens desse momento histórico foi Portugal e seu pioneirismo nas “Grandes Navegações”. Isso foi possível, entre outras coisas, pelo fato de Portugal ser o primeiro Estado Moderno. O que caracteriza esse fato?
Resposta
Resposta Selecionada:
A aliança entre o Rei e a Burguesia mercantil;
Resposta Correta:
A aliança entre o Rei e a Burguesia mercantil;
Feedback da resposta:
Como sabemos, as Grandes Navegações tiveram como pioneiros os portugueses, numa complexa e sofisticada junção de antecedentes, interesses políticos e econômicos e uma inovação tecnológica que colocava Portugal na vanguarda dos povos medievais na arte da navegação. Portugal foi o primeiro Estado Moderno europeu, o primeiro a criar uma aliança entre o Rei e Burguesia Mercantil, aliança esta que instrumentalizou, juntamente com a Escola de Navegação de Sagres, a empresa de navegação portuguesa, o primeiro Império verdadeiramente global da História, com colônias por grande parte do litoral africano até a Ásia.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Correta
Leia com atenção o texto abaixo:
“O caráter cultural e co-participado dessas cerimônias tornava quase imperativo capturar os guerreiros que seriam sacrificados dentro do próprio grupo tupi. Somente estes – por compartilhar do mesmo conjunto de valores – desempenhavam à perfeição o papel que lhes era prescrito: de guerreiro altivo, que dialogava soberbamente com seu matador e com aqueles que iriam devorá-lo. Comprova essa dinâmica o texto de Hans Staden, que três vezes foi levado a cerimônias de antropofagia e três vezes os índios de recusaram a comê-lo, porque chorava e se sujava, pedindo clemência. Não se comia um covarde.”
(RIBEIRO, 2005:34).
Podemos