Antropologia Resumo 1 Est Gio
Disciplina: Antropologia
Professor: Patrícia Formiga Maciel Alves
Aluno: Thaynara Tuanny Alves de Almeida
1. Primeiro estágio; 1.1 O Campo e a Abordagem Antropológicos; 2. A Pré-história da Antropologia 3. Da Natureza da Cultura ou da Natureza à Cultura; 4. Racismo.
1 PRIMEIRO ESTÁGIO
1.1 O Campo e a Abordagem Antropológicos
A ciência na época, supõe uma dualidade radical entre o observador e seu objeto.
As sociedades estudadas pelos primeiros antropólogos são sociedades longínquas às quais são atribuídas as seguintes características: sociedades de dimensões restritas; que tiveram poucos contatos com os grupos vizinhos; cuja tecnologia é pouco desenvolvida em relação à nossa; e nas quais há uma menor especialização das atividades e funções sociais. São também qualificadas de ‘simples’; em consequência, elas irão permitir a compreensão, como numa situação de laboratório, da organização ‘complexa’ de nossas próprias sociedades.
A Antropologia percebe que o objeto empírico que tinha escolhido (as sociedades ‘primitivas’) está desaparecendo; pois o próprio universo dos ‘selvagens’ não é de forma alguma poupada pela evolução social.
A Antropologia consiste em o estudo do homem por inteiro; o estudo do homem em todas as sociedades; sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as épocas:
Antropologia Biológica
Antropologia Pré-Histórica
Antropologia Linguística
Antropologia psicológica
Antropologia social e cultural (ou etnologia)
Diz respeito a tudo que consiste uma sociedade: seus modos de produção econômica, suas técnicas, sua organização política e jurídica, sistemas de conhecimento, crenças, costumes etc.
É o estudo de todas as sociedades humanas (a nossa inclusive), ou seja, das culturas da humanidade como um todo em suas diversidades históricas e geográficas.
1.1 A Pré-História da Antropologia
Dupla resposta ideológica:
A recusa do estranho apreendido a partir de uma falta, e cujo corolário é a boa consciência que se