Antropologia cultural
FACULDADE KURIOS – FAK
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA CULTURAL
GLÁUCIA MARIA NARCISO DA SILVA
MARANGUAPE – CEARÁ
2009
Gláucia Maria Narciso da Silva
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA CULTURAL
Trabalho apresentado à Universidad Polytécnica y Artystica Del Paraguay - UPAP / Faculdade Kurios - FAK, como requisito parcial para conclusão da disciplina Antropologia Cultural, sob a orientação do Pof. Ms. Ubiratane Rodrigues.
Maranguape - Ceará
2009
RELAÇÃO DO ESTUDO DA CULTURA DO HOMEM E A FORMAÇÃO CULTURAL NO INTERIOR DO CEARÁ
O termo cultura tem vários significados a partir das diferentes ciências que estudam a cultura do homem, nos seus mais variados aspectos. Do ponto de vista da Sociologia, o conceito de cultura simboliza tudo o que é apreendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo, e que confere uma identidade dentro do seu grupo. Para a Filosofia, cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Já a Antropologia, encara a cultura como a totalidade de padrões apreendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
Portanto, entende-se cultura formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.
Para Marilena Chauí (1995), cultura é a invenção de uma ordem simbólica – nela e por ela os humanos atribuem à realidade significações novas por meio das quais são capazes de se relacionar com o ausente: pela palavra, pelo trabalho, pela memória, pela diferenciação do tempo (passado, presente, futuro), pela diferenciação do espaço (próximo, distante, grande pequeno, alto baixo), pela diferenciação entre o visível e o invisível (os deuses, o passado, o distante no espaço) e pela atribuição de valores às coisas e aos homens (bom, mau, justo, injusto, verdadeiro, falso, belo, feio,