Inclusão nos dias atuais
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: MULTICULTURALISMO E INCLUSÃO
ACADEMICAS
CELMARA
LUCILENE
MÔNICA
A INCLUSÃO NOS DIAS ATUAIS
Trabalho apresentado com requisito para obtenção de nota na disciplina Multiculturalismo e inclusão sob a orientação do Profº Alain Jonh.
Óbidos-Pará
2012
A INCLUSÃO NOS DIAS ATUAIS
No mundo globalizado em que vivemos, do qual sofremos todas as consequências, a informação bombardeia mais e mais o cidadão comum e torna o conhecimento o patrimônio mais importante do indivíduo hoje.
Segundo analise, das apostilas e discursões sobre multiculturalismo e inclusão, pode-se dizer que vem sendo a cada dia feito novas exigências, para que se cumpra as leis que ampara as pessoas e de certa forma a globalização tem suas vantagens para o melhor desenvolvimento da educação em geral.
A escola deve adequar-se a esses novos ares, e, dentro de um ambiente inclusivo, propiciar aos alunos o acesso ao conhecimento de forma plena, fazendo a ponte entre o estudante e o conhecimento, preocupando-se antes de tudo em oferecer ensino de qualidade.
Segundo Mantoan (2002), o motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão.
Na escola inclusiva, não podemos deixar de fora nenhum indivíduo que faça parte da diversidade de pessoas que compõem hoje a humanidade, pois todos podem e devem fazer parte dela.
Porém, devemos considerar que, como afirma Martins et al (2006, p.102), “a escola é um espaço contraditório, apresentando tanto práticas de discriminação como de conscientização”. Nesse contexto, poderia ser criado nas escolas regulares um ambiente que