Antropologia Cultural
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
MARCILIO FERREIRA DAMASCENO
A DIVESIDADE RELIGIOSA EM ARACATI
ARACATI – CEARÁ
MAIO DE 2014
MARCILIO FERREIRA DAMASCENO
A DIVESIDEDE RELIGIOSA EM ARACATI
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação
na
disciplina
Antropologia
Cultural sob a orientação do prof. Marcos
Vieira.
ARACATI – CEARÁ
MAIO DE 2014
O que é Religião:
Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.
Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja. Todos os tipos de religião têm seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo.
Outras se sobressaem pela fé e outras em extensos ensinamentos éticos.
O Candomblé
O candomblé é uma religião africana trazida para o Brasil no período em que os negros desembarcaram para serem escravos. Nesse período, a Igreja Católica proibia o ritual africano e ainda tinha o apoio do governo, que julgava o ato como criminoso, por isso os escravos cultuavam seus Orixás, Inquices e Vodus omitindo-os em santos católicos.
Os orixás, para o candomblé, são os deuses supremos. Possuem personalidade e habilidades distintas, bem como preferências ritualísticas. Estes também escolhem as pessoas que utilizam para incorporar no ato do nascimento, podendo compartilhá-lo com outro orixá, caso necessário. Os rituais do candomblé são realizados em templos chamados casas, roças ou terreiros que podem ser de linhagem matriarcal (quando somente as mulheres podem assumir a
liderança),