Cromatografia
CROMATROGRAFIA PLANAR EM PAPEL
Evelyn Therezan
Curso Tecnológico em Processos Químicos
Apucarana – 2014
INTRODUÇÃO
Cromatografia é um método físico-químico de separação de componentes de um mistura, realizada através da distribuição desses componentes em duas fases. Uma das fases permanece estacionaria, enquanto a outra a outra se move através dela.
Durante a passagem da fase móvel sobre a estacionária, os componentes da mistura são distribuídos pelas duas fases de tal forma que cada um deles é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais desses compostos.
CROMATOGRAFIA: Chrom= Cor + Graphe= escrever
O processo não é totalmente dependente da cor, mas em alguns casos pode basear identificação dos constituintes separados.
Existem quatro tipos principais de cromatografia: cromatografia em papel, cromatografia de camada fina, cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência, neste trabalho utilizamos a Cromatografia em Papel.
A CP é uma técnica simples, utiliza pequena quantidade de amostra, tem uma boa capacidade de resolução, e faz separação e identificação de compostos polares, como antibióticos, ácidos orgânicos e íons metálicos.
Essa é uma técnica de partição que utiliza dois líquidos (líquido-líquido) sendo um fixado em um suporte sólido (papel de filtro). Útil em separação de compostos polares. Encontra-se bastante difundida devido à sua facilidade experimental e ao seu baixo custo.
A análise qualitativa de uma substancia realiza-se através da cor da mancha e de seu fator de retardamento, Rf , determinado através da expressão:
Rf= Da/Ds
Onde:
Rf é o fator de retenção ;
Da é a distancia (cm, mm) percorrida pela substância;
Ds é a distancia (cm, mm) percorrida pela fase móvel;
OBJETIVO
Objetivo Geral:
Compreender o estudo de Cromatografia em Papel
Objetivos Específicos:
Interpretar experimentalmente análises de